Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Sou Doracy Freire, professora de Biologia e Ciência da rede pública estadual da Bahia. Trabalho no apoio, e como intérprete na inclusão dos alunos surdos em classe regulares. Sempre que passar por aqui deixe um recadinho.

OBRIGADA (O)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Àcido núcleicos

Olá galera do 1º ano!
Acesse essa página,e leia com atenção,se possivel imprima.
Segunda feira logo após a avaliação explico como será desenvolvido o trabalha sobre ácido núcleicos.
Abraços à todos
Profª Dora.



Segue o texto para estudo

Ácidos Nucléicos

O duplo filamento complementar da molécula de DNA.
Os ácidos nucléicos são macromoléculas de natureza química, formadas por nucleotídeos, grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (monossacarídeo / pentoses) e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de todos os seres vivos.

Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucléicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.

As diferenças entre os ácidos nucléicos:

Além do peso molecular, relativa à quantidade de nucleotídeos (tamanho da molécula), existem outras diferenças estruturais, como por exemplo:

• A diferença das bases nitrogenadas: púricas e pirimídicas
No DNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (timina e citosina)
No RNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (uracila e citosina)

• A essencial disposição (a seqüência) dos nucleotídeos, implicando na diferença mantida entre os genes no filamento de DNA e dos códons e anti-cóndons no filamento de RNA;

• A conformação linear ou circular dos filamentos;

• E a duplicidade complementar (fita dupla) observada no DNA, diferenciada da unicidade (fita única / simples) do RNA.

Os ácidos nucléicos podem ser classificados em basicamente dois grupos, ou tipos de ácido: o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o acido ribonucléico (RNA).

O constituinte do cromossomo principal é o RNA, pois é nele que estão contidos os genes, assume a responsabilidade de dar característica a todos os seres vivos.

O RNA deriva do DNA e sua colaboração no processo está na realização de síntese de proteínas. Ambos são oriundos de unidades denominadas de nucléicos e, por fim, esses são gerados por polinucléicos, ou seja, muitos.

Individualmente os nucléicos têm sua formação através de três tipos de moléculas.

*fosfato

*açúcar

*base nitrogenada, os nucleotídeos são reconhecidos a partir da quantidade de base nitrogenada que possui.

As bases nitrogenadas são divididas em dois tipos:

• Púricas: adenina e guanina.
• Pirimídicas: timina, citosina e uracila.

Adenina, guanina e citosina são comuns em moléculas de DNA e RNA.

Acesse esse site é muito legal 3D
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.3bscientific.com.br/imagelibrary/VR1670/novos-posteres/VR1670_dna-the-human-genotype.jpg&imgrefurl=http://www.3bscientific.com.br/shop/brasil/novos-posteres/dna-the-human-genotype-vr1670uu,p_16_268_0_0_2771.html&h=465&w=347&sz=85&hl=pt-BR&start=19&sig2=2cMp6zZV9UabJClEypYojg&um=1&usg=__YyNUG8FezEpvVIlX3nCRV8qFKiw=&tbnid=B6XGvLoa6EmSSM:&tbnh=128&tbnw=96&ei=o2YKSZCBBZfkmQe6gfWSAg&prev=/images%3Fq%3Ddna%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DG
Esse é para imprimir





Um comentário:

Fernanda Scarpinelli disse...

Muito legal a sua idéia. Simples e eficiente. Estava na net procurando alguma atividade prática sobre o DNA, para realizar com meus alunos. Amei a experiência. Muito Legal!
Parabéns.
Fernanda