Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Sou Doracy Freire, professora de Biologia e Ciência da rede pública estadual da Bahia. Trabalho no apoio, e como intérprete na inclusão dos alunos surdos em classe regulares. Sempre que passar por aqui deixe um recadinho.

OBRIGADA (O)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Conteúdo para os alunos da 7ª série A e B -Sistema circulatório

SISTEMA CIRCULATÓRIO

ÓRGÃOS E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO :È composto por 1 órgão principal ( coração ) e tubos ( artérias, veias, venulas, capilares ) que fazem a rede de comunicação do coração até as células do corpo. Sua função principal é de levar oxigênio e nutrientes.
O oxigênio fornecido pelo sistema respiratório, os nutrientes fornecidos pelo sistema digestivo e quem controla este processo é o SNC.

CORAÇÃO : Órgão impar localizado no tórax entre os dois pulmões ( mediastino ) com o ápice voltado levemente para o lado esquerdo, logo abaixo do externo. Possui 4 cavidades 2 superiores (átrios), e 2 inferiores (ventrículos). É formado por 3 camadas musculares epicárdio (a mais externa), o miocárdio (região contrátil do coração), e o endocárdio (a mais interna). É revestido por um saco fibroseroso que possui 2 camadas, a mais externa é fibrosa, e a mais interna é serosa, esta estrutura é chamado de Saco Pericárdico. O coração é uma bomba contrátil, propulsora responsável por ejetar todo o sangue que até ele chega.

VASOS SANGÜÍNEOS: Os vasos sangüíneos são tubos compostos por músculos lisos (controlado pelo sistema nervoso autônomo) responsável pela condução do sangue para todos os tecidos e para o coração. São dividos em: artérias, veias e capilares.

ARTÉRIAS :As artérias são os vasos que, partindo dos ventrículos cardíacos, levam o sangue do coração a todas as partes do nosso corpo, dividindo-se em vasos mais finos, os capilares.
A camada interna das artérias tem o nome de endotélio ou túnica interna. As paredes das artérias, ao contrário das das veias, têm alguma resistência, fazendo com que mesmo quando não contêm sangue mantêm a sua forma tubular. O calibre (tamanho) das artérias pode ser maior ou menor, e a sua constituição também varia. No entanto, as artérias grossas e internas possuem fibras elásticas, como a aorta, que é a artéria mais grossa de todo o corpo. As artérias finas e superficiais têm uma quantidade menor de fibras elásticas, tendo assim maior quantidade de fibras de tipo muscular. É devido à elasticidade das artérias e ao bombeamento propulsor efetuado pelo coração que o sangue circula continuamente. É também devido a este factor que consegue-se determinar o número exacto de pulsações por unidade de tempo.

VEIAS :Ao contrário das artérias, as veias são os vasos que levam o sangue de todas as partes do corpo até ao coração, chegando à aurícula direita. Em outras palavras veia é a designação genérica dos vasos sangüíneos que conduzem ao coração o sangue distribuído pelas artérias em todas as partes do corpo. Têm paredes distensíveis e delgadas que aumentam gradativamente de calibre até formar os grossos troncos que terminam no coração. As paredes das veias são menos resistentes e mais delgadas do que as das artérias embora apresentem três camadas. Visto que possuem uma quantidade menor de fibras elásticas e musculares, no entanto, quando não transportam sangue perdem a sua forma de cilindro. Mas, a superfície interna das veias possui uma série de pregas duplas que agem como verdadeiras válvulas que controlam, conforme o fecho e a abertura, para que o sangue no interior da veia sigue a direção certa.

CAPILAR SANGUÍNEO :Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares são orgão do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre (tamanho). Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro lado, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade, impedindo assim a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células que é a túnica interna das artérias. É nas paredes dos capilares que ocorre as trocas dos gases.

CICLO CARDÍACO:PEQUENA CIRCULAÇÃO: (coração – pulmão – coração ) O ventrículo direito ao se contrair, abre a válvula pulmonar ejeta o sangue até os pulmões através da artéria tronco pulmonar. No pulmão irá captar o oxigênio e fara o retorno do sangue oxigenado para o coração através das veias pulmonares (atrio esquerdo).

GRANDE CIRCULAÇÃO: O ventrículo esquerdo ao se contrair, abre a válvula aórtica ejetando o sangue oxigenado e rico em nutrientes para todos os tecidos do corpo através da artéria aorta, este sangue oxigenado passará pelos capilares, deixando o oxigenado e nutrientes e capitando os resíduos metabólicos e CO2 que serão levados para o átrio direito através das veias cavas superiores e inferiores.

HEMATOSE: é a troca do gás carbônico do sangue pelo oxigênio capturado do ambiente. Na hematose, o sangue rico em gás carbônico transforma-se em sangue rico em oxi gênio.

O QUE É SANGUE? O sangue é um tecido. No corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas; hemácias, leucócitos e plaquetas.
Plaquetas: São fragmentos de células que participam do processo de coagulação. O coágulo é formado por hemácias, leucócitos e plaquetas presos em ujma rede de uma proteína chamada fibrina. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 200 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a obstrução das lesões ocorridas nos vasos sangüíneos, que dariam origem a hemorHemácias: São glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo em torno de 4.500 mil delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-os para os pulmões.

Leucócitos: São glóbulos brancos. Seu número varia de 5 mil a 10 mil por milímetro metro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possui formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.

Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e também nos tecidos linfáticos, encontrados no baço, nos linfonodos e nas amídalas. Há vários tipos de leucócitos. Alguns saem do sangue e combatem os microorganismos invasores no local da infecção. Eles esticam partes do citoplasma, formando prolongamentos chamados pseudópodes. Com esses prolongamentos eles envolvem completamente o micróbio, que será depois digerido e destruído. Esse processo é chamado fagocitose. Os leucócitos conhecidos como linfócitos defendem o corpo produzindo anticorpos, substância que facilitam a destruição s micróbios invasores.
Plasma: O plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total do sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontra dissolvidas proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por todo o organismo os elementos nutritivos necessários à vida das células.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Estou no 3° ano de Biologia e seu blog me ajudou bastante a preparar a aula que tenho que apresentar sobre Sistema Circulatório. Muito obrigada,
Renata (renefertite@hotmail.com)

Dora disse...

Oi Renata tudo bem?
Fico feliz em poder ajuda-lo.
Continue a visitar nosso blog viu..
Abraço
Profª Dora

Anônimo disse...

legaal seu site,,
vc é interprete? maneiro!
meu irmao é defc.auditivo