Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Sou Doracy Freire, professora de Biologia e Ciência da rede pública estadual da Bahia. Trabalho no apoio, e como intérprete na inclusão dos alunos surdos em classe regulares. Sempre que passar por aqui deixe um recadinho.

OBRIGADA (O)

sábado, 12 de abril de 2008

2ª atividade de Bio I unidade

Vida: Origem e Definição

O Sol e seus planetas formaram-se há 4,5 bilhões de anos; o Sol, provavelmente, da condensação e da contração de uma nuvem de gás hidrogênio, e os planetas, como acúmulos de restos interestelares. Dos nove planetas do nosso sistema solar, somente a Terra, ao que se sabe, permite a vida, mas, é plausível a existência de outros planetas na galáxia com alguma forma de vida.

A atmosfera primitiva da Terra manteve as matérias-primas principais da matéria viva - hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio - combinadas em vapor d’água e em gases. A energia necessária para quebrar as moléculas desses gases simples e reorganizar as partes em moléculas mais complexas foi fornecida pelo calor, pôr descargas elétricas, elementos radioativos e radiação de alta energia vinda do Sol.

Experimentos de laboratório mostraram que os tipos de moléculas característicos de organismos vivos - isto é, moléculas orgânicas - podem ser formados nessas condições.

Tais moléculas acumularam-se gradativamente para formar células, as primeiras coisas vivas.
Os fósseis mais antigos assemelham-se a bactérias e as algas azuis modernas.

Essas células são chamadas procariontes. Distinguem-se das células maiores e mais complexas das plantas e dos animais - chamadas eucariontes - principalmente pelo fato de terem, estas, núcleo limitado pôr membrana e muitas estruturas especializadas (organelas) não encontradas nos procarióticos.

Hipótese heterotrófica as primeiras células devem ter sido heterótrofas. Os organismos que podem usar diretamente a energia do Sol para fazer moléculas orgânicas são chamados autótrofos. Os autótrofos atuais mais comuns são as plantas verdes.

Os seres vivos caracterizam-se pôr certas propriedades:
A) A matéria viva é altamente organizada; sua estrutura é muito mais complexa que a da matéria não viva.
B) As coisas vivas tomam energia do seu ambiente e as transformam.
C) As coisas vivas são: Heliostáticas, respondem a estímulos, reproduzem, desenvolvem, são adaptadas e contêm em si mesmas a informação através da qual criam sua própria organização e pela qual realizam as outras funções que lhes são características.

Um comentário:

Dora disse...

OLá turma do 1ª ano B,leia o texto e reescreva ou imprima respondendo a atividade.
Bjs á profª Dora